• bia674

Faça você mesmo: Encadernação

Desde que os pergaminhos se tornaram livros a encadernação tem sido a técnica mais antiga para juntar folhas, isso porque encadernar impede que as folhas se percam e ajudam no manuseio e na organização por exemplo. A técnica de encadernação vem ganhando forma e hoje é a fonte de renda de muitas pessoas. Faça você mesmo e aprenda sobre os modelos de encadernação.


Cada tipo de encadernação oferece um acabamento diferente, então cada uma é indicada para cada tipo de trabalho, mas claro que isso vai depender da sua criatividade e como você vai aplicar as técnicas, não existe uma regra.


Encadernação com Espiral


A Encadernação com Espiral é muito conhecida pois é aquela forma tradicional de fazer apostilas e cadernos escolares, blocos, álbuns, encadernar documentos, arquivos entre outros.


No mercado hoje existem diversos equipamentos de ótima qualidade para que você possa realizar sua encadernação com espiral. Existem Encadernadoras de espiral de furo redondo e quadrado para que você possa variar em seu acabamento, normalmente perfuram de 10 a 20 folhas de 75g/m² por vez, caso você queira perfurar um número maior de folhas é interessante que procure por uma encadernadora de espiral elétrica.


Os espirais podem ser encontrados tanto em plástico como no estilo metálico, com diversas cores e tamanhos. Com este material você pode confeccionar diversos tipos de encadernações, pois suportam de 25 a 450 folhas de 75g/m².


É bem simples fazer uma encadernação com espiral, uma vez que colocar o espiral nas perfurações da encadernação é bem prático e rápido, mas para facilitar ainda mais existem colocadoras de espiral elétricas que basta encostar o caderno com o espiral encaixado no cilindro da máquina para finalizar o processo.




Encadernação com Wire-o


A Encadernação com Wire-o é sofisticada e tem um acabamento muito elegante, por isso é muito utilizada para fazer agendas, blocos de anotações, planners, calendários, cadernetas de vacinação entre outros, é um material muito conhecido em papelarias personalizadas.


As Encadernadoras de Wire-o são máquinas resistentes e eficientes, com elas você pode perfurar o miolo e as capas além de encaixar o wire-o e fechar, tudo com o mesmo equipamento. Você pode encontrar facilmente na Marpax basta clicar aqui.


O wire-o é uma garra dupla metálica e é encontrada nos passos 2x1 e 3x1 com diversas cores.


Wire-o 3x1: se chama 3x1 porque faz 3 furos por polegada. As encadernações 3x1 são para trabalhos que necessitam de um número menor de folhas, de 20 a 110 folhas de 75g/m².


Wire-o 2x1: se chama 2x1 porque faz 2 furos por polegada. As encadernações 2x1 são para trabalhos que necessitam de um número maior de folhas, de 120 a 270 folhas de 75g/m².


Para as encadernações com wire-o é muito importante levar em consideração o tamanho total da encadernação do miolo mais as capas, pois pode variar o tamanho do wire-o para que ele feche corretamente.


Encadernação Térmica


A Encadernação Térmica é muito utilizada em ambientes de trabalho, para organizar relatórios e apresentações.


Basicamente, é uma capa térmica com resina termoplástica no interior da lombada (material usado para fazer a colagem das folhas a serem encadernadas), ou seja, quando é colocada junto as folhas na encadernadora térmica, a máquina esquenta e derrete a cola, fazendo com que as folhas fiquem coladas umas às outras sem correr o risco de soltarem.



Encadernação Lombada Quadrada (Hot Melt ou Pur)


A Encadernação Lombada Quadrada é muito utilizada em livros, o miolo é fixado com uma cola específica na lombada.


Uma grande vantagem desse tipo de encadernação é a fácil organização, os livros podem ser empilhados facilmente por conta da lombada quadrada sem que os danifiquem.


Esse tipo de encadernação pode ser colada de duas formas utilizando a cola Hot Melt ou Pur.


Pur: o adesivo pur é indicado para a fixação de um grande número de folhas e para encadernações que terão muito manuseio.


Hot Melt: esse tipo de cola é indicado para as encadernações que não terão muito manuseio.




Encadernação Canoa ou Dobra e grampo


A Encadernação Canoa ou Dobra e grampo é muito utilizada para produzir revistas, já que consiste em dobrar as páginas e grampear junto a capa na parte do meio. Por ser feita através de um processo simples, é um tipo de encadernação mais econômica que as outras.


Esse tipo de encadernação não é recomendado com papéis de maior gramatura, pois dificulta a dobra e o acabamento, o ideal é que sejam encadernadas até 64 páginas, como por exemplo: revistas, panfletos, catálogos, apostilas, livretos e entre outros.



A Encadernação é um segmento amplo da papelaria, você pode atingir diversos públicos e aplicar as técnicas de diversas maneiras, e quando a técnica for aplicada corretamente com certeza você terá produtos de qualidade, é tudo uma questão de prática. Faça você mesmo e entre para o mundo da Encadernação.


Na Marpax você encontra uma linha completa de produtos para encadernação, desde as encadernadoras de diversos modelos aos insumos necessários para um acabamento perfeito em seus trabalhos, aqui você recebe o suporte necessário do início ao fim da compra.


Bons negócios!


658 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo