Algumas dicas de como fazer Agenda Personalizada

algumas-dicas-de-como-fazer-uma-agenda-personalizada

Apesar das facilidades tecnológicas que surgiram e ainda surgem, como smartphones e tabletes, por exemplo, ainda há pessoas que preferem o uso dos materiais impressos. Ambos auxiliam as pessoas a se planejarem melhor. Em outras palavras, muitos preferem o material impresso por paixão, necessidade e costume. E com uma encadernadora é possível personaliza-los de diversas formas.

E justamente diante dos avanços e mudanças, o ramo de papelaria e encadernação vem se desenvolvendo e inovando.

Hoje, existem empresas que se dedicam e acompanham essas mudanças. Isto é, elas comercializam máquinas e insumos que facilitam a produção e criação de novos produtos.

Nesse artigo vamos dar algumas dicas dos materiais que você precisa para começar, e como fazer uma agenda personalizada.

Ferramentas e insumos necessário

Para confeccionar a agenda você vai precisar dos seguintes materiais e insumos: Encadernadora de Wire-o, Guilhotina de Papel simples ou Semi industrial, plastificadora, wire-o, miolo, capas e um computador/notebook.

A encadernadora que vamos ensinar a fazer agenda é a de wire-o, uma das mais usada hoje no mercado. Elas são manuais conjugadas e com eliminadores de furos. Ou seja, elas fazem a furação das folhas e o fechamento do wire-o. Dessa forma é possível personalizar a furação que deseja, e deixar seu produto ainda mais sofisticado e diferente. Esse modelo de encadernadora, corta 15 folhas de 75g/m² por vez.

Nesse caso para produzir agendas, usaremos a encadernadora de wire-o passo 2×1. Ela permite encadernações a partir de 110 folhas até 270 folhas.

 

1 Fazendo o corte do Miolo

Após definir o tamanho da sua agenda, você vai precisar fazer o corte das folhas e para isso, é necessário usar uma guilhotina;

I – Se sua guilhotina for mais simples, posicione as folhas de acordo com o tamanho que deseja e o máximo permitido de folhas. Em seguida, ajuste a margem e baixe a alavanca;

II – Caso opte por uma semi industrial, primeiro posicione as folhas conforme o tamanho, faça o ajuste para fixar as folhas. Isso é necessário porque nesse modelo de guilhotina você pode cortar uma quantidade maior de folhas. O próximo passo, destrave o facão e baixe a alavanca.

A guilhotina simples, é possível encontrar no modelo que faz corte entre 10 a 20 folhas. Já a semi industrial realiza corte a partir de 30 até 400 folhas de 75g.

2 Furando as folhas com a encadernadora de wire-o

Antes de iniciar a furação das folhas, faça o teste com 1 folha para posicionar corretamente a furação. Ou seja, ajuste a margem, evitando o meio furo;

I-Posicione as folhas utilizando o margeador que fica posicionado a esquerda da Encadernadora, respeitando o limite da máquina.

II-Escolha a quantidade de furos que deseja fazer, e se desejar, elimina os que forem necessários puxando o pino para cima;

III-Baixe a alavanca, fazendo as furações de 15 folhas por vez. Mas se utilizar folhas com mais espessura essa quantidade diminui.

IIII- A furação das capas, se for utilizar capas rígidas com uma espessura maior, fure somente 1 por vez, recomendamos furar capas de até 2mm. Mas se a capa for mais maleável, pode realizar o corte de mais folhas. Dessa forma irá preservar o corte da sua máquina de encadernar;

3 Encaixando o Wire-o

Importante lembrar que na utilização do wire-o é necessário saber a altura total da sua encadernação, pois cada um tem um limite. Isto é, utilize uma régua e identifique na máquina, o mais indicado que você possua uma tabela indicando o tamanho do wire-o, e a quantidade de folhas.

Esse modelo Encadernadora, possui o encaixe do wire-o na parte da frente da base, o que vai auxiliar na hora do encaixe das folhas.

I- Encaixe o Wire-o no local específico, e vai colocando as folhas;

II- Para fazer o encaixe das capas, você junta-las com as parte frontal uma com a outra ( capa e contracapa). Dessa forma quando finalizar o encaixe das folhas, o detalhe do fechamento do wire-o fica interno (no meio da encadernação), deixando um acabamento melhor na agenda.

4 Fechando o Wire-o

I- A encadernadora manual conjugada, possui as marcações para o fechamento na parte de traz, regule de acordo com o tamanho do wire-o;

II- Coloque a agenda com o wire-o para baixo, puxe a alavanca e faça o fechamento total;

Para fazer as capas você pode fazer a impressão da folha e fazer a plastificação usando o polaseal e uma plastificadora. Mas se for usar capas mais rígidas vai precisar encapar e fazer a laminação com bopp, esse processo é necessário para proteger a capa.

Para entender melhor, temos artigo no Blog que ensina o processo.

Este Artigo te ajudou?

Deixe nos comentários, dúvidas e sugestões

Até a próxima 🙂

 

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ÚLTIMOS POST

Fique por dento das novidades

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER