Papel para cartonagem: entenda tudo sobre esse material

papel-para-cartonagem-entenda-tudo-sobre-esse-papel

A cartonagem é uma técnica muito praticada pelos apaixonados por artesanato que é basicamente produzir caixas e objetos úteis com papel , tecido e cola.

O papel para cartonagem bastante conhecido como papelão é a principal peça desse segmento. Principalmente por ser um material que trás muitas possibilidades para confeccionar peças de diferentes formatos, acabamentos e também dar estrutura ao seu trabalho.

Se você quiser saber mais sobre o que é papel para cartonagem, quais são suas espessuras e como usá-lo corretamente, esse texto irá te ajudar.

Os principais tipos de papel para cartonagem

É possível encontrar diversos tipos e marcas diferentes deste material no mercado. Portanto é importante saber a diferença entre eles antes de comprar algum para as suas peças de artesanato.

Um destes modelos é o papel paraná, possui uma cor amarelada por ser produzido a partir da extração de madeira de pinus. Muito utilizado para objetos que sejam mais flexíveis, como por exemplo as caixas redondas que necessitam da curvatura perfeita para um bom acabamento.

O papel cinza também conhecido como o papel para cartonagem tipo holler tem uma composição diferente, por isso ganha essa cor acinzentada. Alías, ele é feito com sobras de papéis e jornais, o que o torna 100% reciclável. Dessa forma você contribui com o meio ambiente através do artesanato, bacana né?

O papel cinza para cartonagem tem uma resistência maior e não tem tanta flexibilidade como o papel paraná.

Este modelo é similar ao papel cinza e tem as mesmas características e finalidades, a não ser a sua coloração que é como um marrom claro. Dessa maneira, esse modelo também acaba sendo mais em conta que os outros papéis para cartonagem.

Estruturas, tamanhos e espessuras do papel para cartonagem

Um dos principais pontos sobre este material, é saber qual a espessura e tamanho correto para desenvolver seu projeto.

Por exemplo, o papel paraná muito utilizado para produzir peças mais flexíveis, usado para um projeto mais resistente, tudo depende da espessura que você escolher para seu trabalho.

O papel para cartonagem é versátel e pode ser utilizados de diversas formas e para diversos produtos.

Exemplo, se você vai confeccionar uma caixa redonda, caixa grande ou objetos que precisam de mais flexibilidade e não vão ser usados com frequência, você pode utilizar o papel para cartonagem a partir das espessuras 1,0mm a 1,5mm.

Com essa espessura você também já consegue fazer capas de bloquinhos e cadernetas de anotações.

Caixas ou maletas de médio porte, capas de cadernos, agendas, planners e calendários você já pode usar um papel para cartonagem de 1,7mm a 1,9mm de espessura que irá te atender perfeitamente e entregar a durabilidade necessária para o produto.

Se você pretende confeccionar uma peça muito grande de cartonagem ou um álbum, por exemplo, precisa de um papel com maior durabilidade e resistência: 2,3mm a 2,8mm.

O papel para cartonagem é encontrado em tamanhos personalizados, como A4, A5, 10×15, 14×20,5. 26×34 , bem como em placas de 80x100cm para você mesmo cortar o tamanho que você quiser. Por isso, o tamanho é essencial para uma peça, pois o segredo para um produto bem feito, é o corte preciso do papelão.

Use diferentes cores de Papel 

Além do cinza, o amarelo e o marrom, existem os papéis para cartonagem coloridos, que é basicamente o mesmo papel com a mesma composição mas com um dos lados pintados com uma cor diferente como vermelho, verde e azul.

Uma vantagem de adquirir um papel já colorido é que você não precisará encapá-lo e é uma forma de personalizar a seu trabalho.

Possibilidades

 

Agora que você já sabe tudo sobre o papel para cartonagem, afinal, quais produtos eu posso criar com este material? Quais são as minhas possibilidades de ganhar dinheiro?

Depois que você entender sobre esse material e colocar em prática o básico sobre a cartonagem , vai começar a enxergar oportunidades no mercado, desenvolver produtos diferenciados e até começar um negócio, não é uma maravilha?

Com o papel para cartonagem você pode trabalhar com a encadernação, por exemplo e agregar valor aos seus produtos dando durabilidade e um ótimo acabamento.

Como inspiração você pode produzir:

– Capas de agendas

– Cadernos

– Blocos de anotações

– Planners

– Fichários

– Álbuns de fotos

– Calendários

Pense fora da caixinha, o papel para cartonagem é um material bem estruturado e pode virar diversos objetos, aliás com as técnicas de cartonagem você pode fazer:

– Organizadores

– Porta-treco

– Porta-joias

– Frasqueiras

– Maletas

– Caixas

– Gaveteiros

Além disso tudo, você pode fazer peças em 3D para decoração, legal né?

A ideia é ser criativo e entregar um produto personalizado e funcional para o seu cliente.

Como você pode perceber, o papel para cartonagem tem muitas possibilidades de criar produtos úteis e rentáveis, pois é um material que pode ser transformado em objetos de arte.

E o custo do papel para cartonagem é baixo, então com poucos materiais e ferramentas você já pode começar a confeccionar as suas peças e ganhar uma renda extra.

Ficou interessado?

Na Marpax você encontra uma linha completa de Artesanato e todos os tipos de papel para cartonagem, para começar já seu negócio.

Não perca essa oportunidade!

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

ÚLTIMOS POST

Fique por dento das novidades

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER